“O Cabaré Contemporâneo em Cena” – 1ª mesa do I Ciclo de debates Diálogos Incoerentes: cartografia das Artes da Noite

É com muita alegria que o Cabaré Incoerente anuncia a abertura do I Ciclo de debates – Diálogos Incoerentes: cartografia das Artes da Noite – julho a novembro 2021!

Neste segundo ano de pandemia da Covid-19, buscando fortalecer nossa rede de pesquisa, diálogo e existência, nacional e internacionalmente e de maneira virtual, daremos início ao ciclo de debates Diálogos Incoerentes: cartografia das Artes da Noite, que de julho a novembro de 2021 reunirá representantes de grupos e práticas das chamadas Artes da Noite para entrecruzar memória, pensamento e performatividade.

Muitas vezes marginalizadas ou excluídas da história oficial das artes cênicas e performáticas, por possuírem um caráter híbrido, fragmentado, de contestação e entretenimento, as Artes da Noite são geralmente associadas a tudo que deve ser escondido à luz do dia. Entre desejos, interditos, pensamentos libertários e outras angústias, nos perguntamos: como estas artes – cabaré, burlesco, strip-tease, teatro de variedades, arte drag (queen, king e queer), café-concerto, bufonaria, festas performáticas, entre outros – produzem diálogos que não buscam por uma definição dessas possibilidades, mas apresentam desdobramentos e reconhecem a importância histórica, ética e estética dessas experiências? Que tipo de horizonte social e cultural estas artes compartilham entre si? De que maneira um mapeamento destas práticas pode fortalecer o horizonte cultural das chamadas Artes da Noite no Brasil?

A Mesa 1 – O Cabaré Contemporâneo em Cena acontecerá na quinta-feira – 29 de julho – às 10h
Com artistas que realizam a prática cabareteira no Brasil em diferentes contextos geográficos e de produção, representando grupos e práticas coletivas, para pensar juntas sobre o que temos feito e chamado de cabaré na contemporaneidade. Iremos conversar sobre o que caracteriza a construção cênica própria do cabaré contemporâneo, como se dá a prática coletiva/em grupo desenvolvida por essas artistas e como cada contexto de criação propõe novos olhares, ressignificando o que é e o que pode ser o cabaré.

Com:
Dagmar Bedê Cabaré das Divinas Tetas – Belo Horizonte, MG
Letícia GuimarãesBuraco Show – Rio de Janeiro, RJ
Ricardo Nolasco Selvática Ações Artísticas – Curitiba, PR
Mediação:
Christina Streva (UNIRIO) – Cabaré Incoerente – Rio de Janeiro, RJ

O evento acontecerá na plataforma Zoom e contará com emissão de certificado de participação.

As inscrições para a Mesa 1 estão abertas até 28/07 às 20h através do link abaixo:

Inscrições Diálogos Incoerentes – Mesa 1: O Cabaré Contemporâneo em Cena – 29/07 às 10h

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s