Nome original: Marguerite Hélène Barbe Elisabeth Constantine Lion
Nascimento: 28 de fevereiro de 1899 – Istambul (então Constantinopla)
Morte: 25 de fevereiro de 1989 – Paris, França
Margo Lion era uma cantora e atriz francesa, cantora de cabaret, mais conhecida por seu papel como a pirata “Jenny” na adaptação em francês do diretor G.W. de Pabst em 1931, de Bertolt Brecht e Threepenny Opera (Die Dreigroschenoper), de Kurt Weill.
Pesquisa realizada por: Juliana Thiré (Discente de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO)
Galeria de fotos:
Links de vídeo:
A Night Club performance by Margot Lion in 1931:
https://www.youtube.com/watch?v=KQj-K4lST20
Margo Lion cantando a música ‘Lebe ohne Liebe kannst du nicht’ de Mischa Soliansky em 1931 no filme ‘Nie wieder Liebe’: https://www.youtube.com/watch?v=4-p-tQnEUW0
Margo Lion: Sex Appeal
https://www.youtube.com/watch?v=_XDW7QC5f4M
Margo Lion cantando “Tempo Tempo” em 1978
https://www.youtube.com/watch?v=AfEzTcMxJ_g
Mais sobre sua biografia:
Ela foi pela primeira vez a Berlim em 1921 e fez sua estréia no cabaré “Wild Bühne” (Palco Selvagem), de Trude Hesterberg em 1923. Ela cantou as canções de seu namorado de longa data, o letrista Marcellus Schiffer, com quem se casou em 1928.
Sua aparência e estilo foram pensados para ser uma enorme influência sobre sua amiga, a jovem e então desconhecida, Marlene Dietrich. Margo Lion e Dietrich cantaram um famoso dueto, “Wenn die best Freundin mit der Freundin” em um filme, uma canção que supostamente tinha conotação lésbica. Tornou-se um sucesso em Weimar (Berlin antes da partida de Dietrich para Hollywood.
Em 1932, seu marido, Marcellus Schiffer, cometeu suicídio e em 1933, com a ascensão ao poder dos nazistas, ela deixou Berlim e foi para Paris. Ela continuou a trabalhar como cantora e atriz, especializando-se no trabalho de Brecht no palco, e fez mais 18 filmes entre 1935 e 1976, aparecendo novamente ao lado de Marlene Dietrich no filme francês “Martin Roumagnac” em 1946.
Ela retornou a Berlim em 1977, aparecendo no Festival de Berlim, tocando “Es Liegt In Der Luft” acompanhada por Mischa Spoliansky ao piano. Margo Lion morreu em Paris em 25 de fevereiro de 1989, três dias antes de completar 90 anos.
O extenso arquivo Marcellus Schiffer / Margo Lion está localizado em Der Archiv Der Akademie Der Künste, em Berlim.
Referências Bibliográficas:
Margo Lion. Cabaret Berlim. Disponível em: <http://www.cabaret-berlin.com/?p=287 >. Acesso em 23 jan. 2019
Margo Lion (Cabaret Singer). Wikipedia. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Margo_Lion_(cabaret_singer) >. Acesso em 23 jan. 2019.