Nascimento: Berlim, Alemanha – 02 de Maio de 1892
Morte: Munique, Alemanha – 31 de Agosto de 1967
Trude Hesterberg foi uma atriz alemã conhecida por estrelar diversos filmes mudos entre 1912 e 1964. Além disso, ela se apresentou em diversos teatros e cabarés em Berlim, na Alemanha, chegando a abrir seu próprio cabaré em 1921.
Pesquisa realizada por: Manuela Mellão Hadad (Discente de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO)
Galeria de fotos:
Links de vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=WBIK33RUMXY
https://www.youtube.com/watch?v=PSusqF8gl4g&t=20s
Mais sobre sua biografia:
Gertrud Johanna Dorothea Helene Hesterberg, mais conhecida como Trude Hesterberg nasceu em 2 de maio de 1892 em Berlim, na Alemanha. Sua tia era cantora de ópera, e Trude começou sua formação clássica no Stern Conservatory em Berlim, em agosto de 1911. Ela fez sua estreia no palco em uma produção de Moliere em 1912 e, também naquele ano, seu primeiro filme mudo, “Im Goldenen Käfig”.
Ao longo dos anos seguintes, fez muitas aparições em palcos de teatro e cabaré em Berlim, incluindo The Wintergarten e Schall und Rauch, apresentando obras de Kurt Tucholsky, Friedrich Hollaender e Erich Kästner.
Sua carreira cinematográfica continuou florescendo, até que em setembro de 1921 ela abriu seu próprio cabaré, o “Wilde Bühne” (o palco selvagem) no porão do Teatro De Westens. Foi o primeiro cabaré verdadeiramente político-literário e descobriu alguns dos melhores artistas da época, incluindo Wilhelm Bendow, Walter Mehring e, durante seis noites apenas em janeiro de 1922, o jovem Bertolt Brecht.
Porém, em 1923 o local foi fechado devido às crises de hiperinflação. Em janeiro de 1933, Trude Hesterberg se juntou ao Partido Nazista e à Liga de Combate à Cultura Alemã e tornou-se membro de um grupo de apoio da SS.
Entretanto, em novembro de 1933, ela abriu um novo espaço de cabaré em Berlim, chamado “Musenschaukel” (The Muses Swing). Segundo suas palavras, o “objetivo é fornecer um cabaré popular que não contém nada de estranho, apenas números ancorados em nossa natureza e cuja música é derivada de canções folclóricas”. Tal natureza pode ter apaziguado as autoridades nazistas, mas demonstrou ser comercialmente desastroso e o local foi fechado em fevereiro de 1934, após apenas duas produções.
Em março de 1934, Trude Hesterberg e sua trupe retornaram ao Kadeko, onde ela continuaria a se apresentar durante toda a era nazista, enquanto se concentrava em sua carreira cinematográfica.
Trude faleceu devido à uma doença cardíaca, em 31 de agosto de 1967, aos 75 anos.
Referências Bibliográficas:
NASH, Brendan. Trude Hesterberg. 17 out. 2010. Disponível em: http://www.cabaret-berlin.com/?p=399. Acesso em: 16 abr. 2018.