Schall und Rauch (Som e Fumaça)

O cabaré Shall und Raunch, fundado em 1901 pelo ilustre diretor Max Reinhardt, foi o primeiro cabaré satírico-literário da Alemanha e marcou o início da chamada era de ouro dos cabarés sendo o pioneiro no uso de chansons e atribuindo uma forma definitiva ao gênero. Em boa medida, graças às composições de Kurt Tucholsky e diversos outros grandes intérpretes e autores.
Inicialmente o grupo se limitava a encontros de jovens atores no Café Monopol e no Deutsches Theater onde faziam paródias das tendências teatrais do momento e suas produções tinham o intuito de agradar a vanguarda e conhecedores experientes do teatro, deixando em segundo plano as grandes massas e o teatro vaudeville (variedades). Após as primeiras apresentações o grupo se muda para o famoso Hotel Arnim onde cria um palco com aspecto de templo grego e suas paródias passam a ser apresentadas todas as noites.
O Schall und Raunch acabou enfrentando alguns contratempos diante desse novo direcionamento. Ao ampliar seu público, os interesses de Reinhardt de manter um cabaré literário e recheado de sátiras políticas não agradava a crítica (nem a censura) e também não se podia esperar que o público tivesse a bagagem cultural necessária para apreciar as críticas feitas por pessoas do teatro a pessoas do teatro, era um público mais acostumado a com o teatro vaudeville. Surge então os personagens Serenissimus e Kindermann pelos intérpretes Victor Arnold e Gustav Beaurepaire que satirizavam de forma não tão agressiva o imperador Kaiser Guillermo. Depois de diversos meses o aspecto cabaré começou a ser descartado, embora nunca tenha sido abandonado completamente, e então transformou-se no Kleine Theatre, um dos primeiros teatros experimentais da Alemanha.

O SEGUNDO SCHALL UND RAUCH

Em 8 de dezembro de 1919 Reinhardt dirigia o teatro Großes Schauspielhaus (Deutsches Theater), e inicia no porão do teatro as atividades do segundo Schall und Rauch, desta vez Reinhardt deixou a direção nas mãos de Rudolf Kurtz. A direção musical ficou a cargo de Friedrich Hollaender. A projeto voltou ao seu espírito original, e o personagem Serenissimus está de volta, além disso números envolvendo fotografia e bonecos também passaram a integrar a programação.
Em 1921 Reinhardt decide deixar o Großes Schauspielhaus o que leva a uma série de mudanças de propriedade e direção artística que, em 1924, levaram ao fechamento do Schall und Rauch.

Galeria de Fotos:


Pesquisa realizada por Vinicius Rigo (Discente de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO)

Referências Bibliográficas:
OLIVEIRA, Lívia Sudare de. “SOM E FUMAÇA. UM ESTUDO SOBRE O CABARÉ BERLINENSE DURANTE A REPÚBLICA DE WEIMAR”. Tese de Doutorado – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) – CENTRO DE ARTES (CEART) – PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM TEATRO – Florianópolis 2017

Schall und Rauch (1901) – Post do site Kabarett.es
Disponível em: https://www.kabarett.es/locales/schallundrauch/schallundrauch.html
Acesso em 18/06/2020

Schall und Rauch – Post de site Kaberett.it
Disponível em: http://www.kabarett.it/luoghi/schall-und-rauch/
Acesso em 18/06/2020