Jesusa Rodríguez

Nascimento: 03 de novembro de 1955 – Cidade do México, México
Nome de registro: Laura María de Jesús Rodríguez Ramírez
Nome artístico: Jesusa Rodríguez

“Cuando era niña, me dijeron que era autista. Entendi “artista” y por eso dediqué mi vida a esto.”
(Jesusa Rodríguez, em Taylor y Constantino: Holy terrors: latin american women perform, 2003.) 

Laura María de Jesús Rodríguez Ramírez (Cidade do México, 1955), mais conhecida como Jesusa Rodríguez, é cabareta, professora na Universidade de Guanajuato, diretora de teatro, atriz, performer, ativista social e senadora mexicana.

Com mais de 300 obras, o trabalho artístico de Jesusa Rodríguez busca as fissuras na estrutura colonial e patriarcal mexicana para, principalmente através do humor, revelar e burlar as configurações normativas da sexualidade e o conceito de família culturalmente concebido no México. Em suas performances, podemos perceber que ela resgata e faz dialogar criticamente com o presente algumas tradições como a da tragédia grega, pré colombiana e operísticas, criando novos modos de subjetivação e consciência política através da sátira e outros elementos de contraste que o cabaré possibilita. Jesusa recebeu numerosos reconhecimentos e distinções por seu talento teatral multifacetado, sendo uma das maiores, senão a maior, representantes do cabaré mexicano que resiste como espaço e genero artístico de proposição crítica e artística e de divertimento. Jesusa e sua companheira Liliana Felipe foram as primeiras lésbicas cujo casamento foi reconhecido pelo governo mexicano. Juntas, criaram um âmbito dedicado particularmente ao Teatro-Cabaré como espaço de resistência civil: o Teatro-Bar El Hábito (1990), que marcou o panorama teatral e cultural da cidade.  Tempos depois, O Teatro-Bar El Hábito passou a se chamar Teatro-Bar El Vício, sob direção do grupo de cabaré Las Reinas Chulas.

Post produzido por: Juliana Thiré (Discente de Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO)

Galeria de Fotos:

Foto 4: Las cantantes Liliana Felipe y Regina Orozco y la actriz Jesusa Rodriguez en el concierto de la semana Argenmex, en el Teatro Esperanza Iris. Foto: Abril Cabrera A.
Fotos 9 e 10 Hemispheric Institute of Performance and Politics Cabaret prehispánico: Arquetipas (2004)