Projeto

“O cabaré é um desafio para o performer. Mostre-se e o seu talento da maneira que você quiser. Arrisque-se. Seja diferente. Experimente com a forma e também com o conteúdo. Leve ao limite e, em seguida, encontre novos limites além de sua visão inicial. Combine e recombine os componentes e invente algo novo”
(Harrington, 2000, p. 16).

Os cabarés-artísticos foram uma invenção do final do século XIX que se espalharam como uma epidemia por toda Europa até meados do século XX. Verdadeiros laboratórios de experimentação e de criação compartilhada, os cabarés tornaram-se abrigo das vanguardas artísticas e berço de uma revolução que transformou o conceito de performance e criou uma nova linguagem híbrida e eclética.

Foto: Heitor Muniz

Somos um grupo de pesquisa sediado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) que, desde 2014, vem se dedicando a investigar o cabaré enquanto linguagem artística. A pesquisa foi a gênese da tese de doutorado da professora e diretora Christina Streva intitulada “Por um ator-provocador e um professor-criador: uma pesquisa-ação sobre a performance de cabaré” defendida em julho de 2017 junto ao PPGAC e configura-se atualmente como um laboratório interdisciplinar de pesquisa, ensino e extensão que envolve mais de cinquenta discentes e docentes do curso de teatro da UNIRIO. Em termos artísticos, o projeto já produziu três espetáculos de teatro-cabaré ( Cabaré Sade, Cabaré Carioca e O Gato Preto) e realizou aproximadamente trinta  edições das Noites Incoerentes de Cabaré que acontecem dentro e fora da universidade anualmente a partir da reunião dos números atorais que são compostos pelos artistas-pesquisadores. A pesquisa teórico-prática é conduzida em dois vieses paralelos e interligados. O viés teórico utiliza a perspectiva histórica e cultural para nos ajudar a compreender o complexo fenômeno que foi o surgimento dos cabarés artísticos europeus no final do século XIX, identificar as principais características da linguagem e entender sua diversificação ao longo dos últimos dois séculos em diversas partes do mundo. Já o viés prático, que se dá em sala de ensaio, objetiva trazer para o corpo, através da experimentação artística, o entendimento do cabaré como forma de expressão. A partir da descoberta do cabareta que existe em cada um de nós e de temas da atualidade que nos atravessam, mergulhamos em um processo criativo atoral, pensando o cabaré também como uma importante ferramenta pedagógica na formação de um ator provocador.