Gypsy Rose Lee

Nome Real: Rose Louise Hovick
Nascimento: Seattle, Whashington (EUA), no dia 8 de Janeiro de 1911.
Morte: Los Angeles, em 1970.

Rose Louise Hovick, conhecida como Gypsy Rose Lee, a mulher que subiu de uma vida precoce no gênero vaudeville para se tornar uma das mais famosas artistas burlescas da América, tornando-se até tema de um show da Broadway. Ela foi uma força na cultura popular americana graças a sua carreira burlesca, tanto que se tornou a mais famosa, e talvez a mais singularmente simpática stripper do mundo. Os artistas “neo-burlescos” de hoje, como Dita Von Teese, Angie Pontani e outros, citam Gypsy em termos quase reverentes, como pioneiros e inspiradores.

Pesquisa realizada por: Juliana Farias (Discente de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO)

 

Links de vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=4m9kd_nD1mA&t=150s
https://www.youtube.com/watch?v=FL6vgan5EUg

Mais sobre sua biografia:

Seu nome completo é Rose Louise Hovick, nasceu no dia 8 de janeiro de 1911 em Seattle (Washington), EUA. Chamada de Louise desde a infância, Gypsy Rose Lee era a filha de um homem de negócios e uma jovem inquieta e ardente que estava determinada a sair de Seattle e fazer uma vida para ela e suas filhas (Louise e sua irmã, June) no show business. Com isso a mãe de Louise acabou de separando do marido, pois ele era contra a essa busca por shows.

Elas iniciaram carreira no vaudeville quando Louise tinha por volta de 7 anos e June, 5 anos. As apresentações tinham sempe June como estrela pois a mãe achava ela muito mais bonita e talentosa que Louise. Porém depois de um tempo, June se casou com um dos meninos do qual elas trabalhavam (quando tinha apenas 13 anos) e fugiu com ele. Com isso a mãe resolveu formar um novo ato, centrando-o em torno de Louise, que continha números músicais e foi considerado “moderadamente bem-sucedidas”.

Ainda assim, o vaudeville continuou a decair, o que prejudicou o ato. No entanto, havia um novo estilo que atraía multidões: o burlesco. Com isso mãe, filha e companhia aceitaram um emprego em uma casa burlesca. E então Louise, com apenas 15 anos na época, entrou no mundo burlesco, vestindo não muito mais do que uma saia. O público respondeu favoravelmente a este novo tipo de ato de striptease, que era mais “provocador” do que “strip”.

Dizem que inicialmente, seu ato foi impulsionado para a frente quando uma alça de ombro em um de seus vestidos cedeu, fazendo com que seu vestido viesse a cair a seus pés, apesar de seus esforços para cobrir-se. Encorajada pela resposta do público, ela passou a fazer do truque o foco de seu desempenho.

Para seu nome artístico, ela usou Gypsy, um apelido que ela derivou de seu hobby de ler folhas de chá, e combinou com seu primeiro nome real, Rose, e Lee, que ela acrescentou por um capricho. Como Gypsy Rose Lee, ela lançou uma carreira extremamente bem sucedida no burlesco, incorporando humor e inteligência. Foi descrita como tendo um ar casual sobre a sua remoção de roupas, um estilo natural, suave, que contrastava com alguns artistas do dia e ajudou a fazê-la se destacar. Ela tinha uma confiança natural e presença dominante no palco, que juntamente com sua sagacidade afiada fez dela uma estrela para o público popular nas décadas de 1930 e 40. Ela tornou-se tão famosa por seu talento no palco como por seu estilo de stripping que se tornou uma das maiores estrelas burlescas do Minsky’s , onde ela atuou por quatro anos. Ela foi presa em várias ocasiões, quando os teatros que ela estava trabalhando foram invadidos. Um problema comum nos dias históricos do mundo burlesco.

Depois de ter conquistado os estágios do burlesco, ela decidiu tentar a sua mão nos filmes mas sua carreira cinematográfica não foi muito bem sucedia. Gypsy Rose Lee também veio a ser conhecida por sua escrita, em particular no seu livro de memórias, detalhando sua infância no vaudeville e seu relacionamento com sua mãe. Foi um bestseller imediato. Produtores da Broadway também perceberam e decidiram que fariam um grande musical, e assim nasceu o que muitos consideram o melhor musical da Broadway de todos os tempos: “Gypsy”.

Gypsy Rose Lee veio a morreu de câncer de pulmão em Los Angeles em 1970, com 59 anos. Ela foi enterrada no cemitério Inglewood Park em Inglewood , Califórnia.

Referências Bibliográficas:

DOHERTY, Serena. Our favourite Gypsy Rose Lee burlesque moments. Burlexe. 16 de junho de 2016. Disponível em: <http://www.burlexe.com/burlesque/burlesque- icons/our-favourite-gypsy-rose-lee-moments-2/> Acesso em: 22 abr. 2017.

ACADEMY OF BURLESQUE & CABARET. Super stars of burlesque: Gypsy Rose Lee.       Burlesque           and              Cabaret.              15    de    dezembro    de    2014.    Disponível    em: <http://www.burlesqueandcabaret.com/superstars-of-burlesque/gypsy-rose-lee/> Acesso em: 22 abr. 2017.