Astrid Hadad

Nascimento: 26 de fevereiro de 1957 (62 anos) – Chetumal, Quintana Roo, México.

Astrid Hadad é uma cantora e artista performática mexicana, com 62 anos de idade e com uma carreira ampla e diversa. Como atriz já trabalhou com televisão, cinema e teatro. Hadad criou o “heavy nopal o neo ranchera” – um estilo musical proveniente da fusão de estilos musicais populares e folclóricos do México com o teatro. Como cabareta, tem como marca principal a relação com a cultura mexicana, seja questionando normas relativas aos papéis de gênero na sociedade e outras normas culturais, seja enaltecendo tradições, lendas e costumes do país.

Pesquisa realizada por: Tamie Panet (Discente de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO)

Galeria de fotos:

 

Links de Vídeos:

 

Outros links:

 

Mais sobre sua biografia:

Filha de comerciantes e de ascendência mayaibanesa, Astrid Hadad cresceu frequentando a loja de seus pais e vivendo imersa numa miscelânea de culturas, histórias, objetos e pessoas. Sua família foi sua primeira plateia, mais especificamente seus onze irmãos. Segundo Hadad, por ter tido onze irmãos, nunca sentiu falta de reconhecimento e apoio, e sempre teve uma boa quantidade de pessoas para lhe assistir, visto que, se cada irmão levasse um acompanhante, ela poderia encher uma sala. O fato de sempre ter seus irmãos na plateia reflete na forma como Astrid Hadad enxerga sua audiência hoje em dia:

“Quando estou diante de dez mil pessoas, sinto que minha família aumentou de maneira espetacular.”

No documentário “La Tequilera” Hadad diz que se inspirou na atriz e cantora Lucha Reyes desde a infância. O que lhe encantava em Reyes era como cantava com força e potência, diferente da maioria das outras cantoras mexicanas da época que eram submetidas à melodias mais doces e suaves.

Astrid Hadad ingressou na UNAM (Universidade Nacional Autônoma do México), primeiro no curso de Ciências Políticas migrando depois para o Centro Universitário de Teatro (CUT). Esses estudos deram base para que as performances de Hadad tivessem uma linguagem bastante teatral, sempre mantendo o discurso político vivo e presente e dialogando com a música. Não é à toa que seus shows adotam o formato de cabaré.

Sua estreia no teatro aconteceu em 1983 com a ópera “Donna Giovanni”, uma adaptação feminista do clássico de Mozart e Lorenzo Da Ponte, dirigida por Jesusa Rodriguez e composta por um elenco só de mulheres. A ópera foi um enorme sucesso que desencadeou em turnês pela América Latina, Estados Unidos e Europa. Em seguida, Astrid iniciou uma jornada na qual foi desenvolvendo sua própria identidade artística que deslanchou por volta de 1995. Ela criou um estilo musical chamado de “Heavy Nopal o Neo Ranchera”. O estilo é uma fusão de teatro com estilos musicais tradicionais mexicanos dentre eles o Bolero e a Ranchera e é uma reverência, ainda que questionadora, à cultura mexicana.

A performer também conta com uma linguagem caracterizada pelos recursos visuais e estéticos que evocam em seus figurinos diversos elementos da rica cultura mexicana, como cactos, garrafas de tequila, o Dia dos Mortos, entre outros. Com seus vestidos extravagantes Hadad propõe que eles sejam feitos para serem habitáveis e não meros vestuários, compondo a cena ativamente como mais um mecanismo para tratar dos contrastes, contradições e peculiaridades da imagem do México e em especial de todos os estereótipos e arquétipos da mulher mexicana.

Astrid é hoje uma das principais cabaretas da América Latina, com mais de 30 espetáculos idealizados, produzidos e dirigidos por ela. Já se apresentou em festivais de dança, teatro e cabaré no mundo inteiro. Hadad também trabalhou na televisão, participando de algumas novelas, dentre elas “Teresa”, em documentários na HBO e na BCC e fez uma participação especial no filme de Alfonso Cuarón “Solo con tu pareja” em 1993.

 Referências Bibliográficas:

Astrid Hadad. Disponível em: <https://www.astridhadad.com/biografia.html > Acesso em 05/06/2019.

<https://www.astridhadad.com/contacto.html#features/7 > Acesso em 05/06/2019.

Hemispheric Institute. Nova York. Disponível em: <http://www.hemisphericinstitute.org/hemi/pt/modules/itemlist/category/586-astrid-hadad > Acesso em 05/06/2019.

<https://hemisphericinstitute.org/en/hidvl-collections/elhabito-performances/item/188-habito-donna-giovanni.html > Acesso em 05/06/2019.