Kabarett Größenwahn / Grössenwahn (Cabaré Megalomania)

 Fundado em 1920 por Rosa Valetti e por seu irmão Hermann Vallentin no antigo Café de Westens em Kurfürstendamm (onde se reuniam autores expressionistas, aspirantes a poetas e artistas de vanguarda da época), foi um cabaré montado com inspiração no modelo de grandes cabarés parisienses da década de 1890 como o Le Chat Noir, por exemplo. Rosa Valetti se apresentou regularmente, sua música mais famosa sendo “Die Rote Melodie” (A Melodia Vermelha), uma poderosa música anti-guerra escrita especificamente para ela por Kurt Tucholsky com música de Hollaender. Valetti atuava, cantava, dirigia o cabaré e era a responsável pela escolha do programa. Ela contratou Ferdinand Hardekopf para traduzir as músicas de Aristide Bruant, e então as incorporou às apresentações, acrescentando também outras canções relacionadas à realidade berlinense, que eram a preferência do público, assinadas por Walter Mehring e Klabund.
 Era um cabaré político e literário, o trabalho do Cabaré Megalomania refletia a classe trabalhadora de Berlim. Canções satíricas e paródias faziam parte de sua proposta artística, e junto aos cabarés Schall und Rauch de Max Reinhardt e Wildbühne de Trude Hesterberg, ajudou a desenvolver um estilo inovador de sátira (bastante característico na República de Weimar) através de chansons e esquetes mas principalmente pela forma de interpretá-las.
 O cabaré Grössenwahn foi um propulsor na carreira de atrizes como Kate Kühl, Marlene Dietrich e a própria Blandine Ebinger que começou sua carreira no Schall und Rauch mas que ficou mais conhecida no cabaré de Valetti. Em 1922, devido à inflação, Valetti deixou o Cabaret Größenwahn para fundar o Rampe. A atividade foi assumida por Hanns Schindler, que a realizou até 1925, seguido por Gustav Heppner, que a transformou em um teatro.

rosa valetti 1
Rosa Valetti – Fundadora do Cabaré Megalomania

Pesquisa realizada por Vinicius Rigo (Discente de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO)

Referências Bibliográficas:
OLIVEIRA, Lívia Sudare de. “SOM E FUMAÇA. UM ESTUDO SOBRE O CABARÉ BERLINENSE DURANTE A REPÚBLICA DE WEIMAR”. Tese de Doutorado – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) – CENTRO DE ARTES (CEART) – PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM TEATRO – Florianópolis 2017

Cabaret Größenwahn – Arquivo do site Kabarett.it
Disponível em: http://www.kabarett.it/luoghi/cabaret-grosenwahn/ – Acesso em 23/06/2020

Rosa Valetti – Arquivo do site Cabaret Berlin
Disponível em: http://www.cabaret-berlin.com/?p=168 – Acesso em 23/06/2020