Las Reinas Chulas

Criação: O grupo se formou em 1998 e segue em atividade até hoje.

Las Reinas Chulas, é uma companhia teatral de cabaretas mexicanas formada apenas por mulheres. O grupo teve início em 1998 e está junto até hoje realizando um trabalho ligado ao ativismo feminista. São criadoras do Festival Internacional de Cabaré que acontece todo ano na Cidade do México. Fazem parte do grupo Ana Francis, Cecilia Sotres, Marisol Gaze e Nora Huerta. Elas se auto denominam “cabaretas, feministas, lésbicas e bissexuais, as quais através do artivismo, do humor e do prazer, buscam gerar intercâmbios artísticos, culturais, políticos e sociais”. Buscam romper barreiras sociais e estéticas vinculadas ao papel da mulher na sociedade patriarcal por meio do humor, da sátira, do teatro, realizando assim um trabalho crítico e artístico. Possuem uma organização ligada aos direitos humanos paralela ao coletivo teatral. Já ganharam diversos prêmios que reconhecem e enaltecem a luta delas pelos direitos e igualdade de gênero.

 

Pesquisa realizada por:  Isadora Ruppert (Discente de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO)

 

Galeria de fotos:

 

Links de vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=9VmlytByfZA

https://www.youtube.com/watch?v=V1J7L0Z4SUM

https://www.youtube.com/watch?v=l3LLcUmpbBQ

https://vimeo.com/192065302

 

Mais sobre sua biografia:

A companhia teatral mexicana de cabaré “Las Reinas Chulas” é formada por Ana Francis, Cecilia Sotres, Marisol Gaze e Nora Huerta. Integrado apenas por mulheres, o grupo se formou em 1998 e segue junto até hoje na Cidade do México. Dentre elas, Cecilia se destaca como uma grande pesquisadora do teatro-cabaré: escreveu o livro “Introdução ao Cabaré” que é uma das principais referências teóricas do tema atualmente e promove desde 1999 cursos teórico-práticos pelo México e por outros países da América Central. Já realizaram mais de 60 apresentações de cabarés, produzidas e escritas pelo próprio coletivo que já passou por diversas cidades ao redor do mundo como Nova Iorque, São Paulo, Madri, Berlim, Bogotá, entre outras. Desde 2005 elas dirigem o Teatro e Bar “El Vício” que definem como “um espaço dedicado à divulgação da arte e da cultura como entidades de transformação social”.

Elas se auto intitulam “cabaretas, feministas, lésbicas e bissexuais, as quais através do artivismo, do humor e do prazer, buscam gerar intercâmbios artísticos, culturais, políticos e sociais”. Formadas pelo Centro Universitário de Teatro da UNAM e Fórum de Teatro Contemporâneo, são ativistas que lutam pelos direitos das mulheres e pela igualdade de gênero na sociedade atual, pois a arte para elas é um compromisso social. Buscam romper os padrões estéticos e sociais impostos às mulheres e lutam diariamente contra o machismo.

A partir dessas propostas elas criaram uma organização que vincula a linguagem do cabaré aos direitos humanos, Las Reinas Chulas y Derechos Humanos, com a ajuda da IMSS Oportunidades. A partir dessa parceria elas puderam viajar para 19 comunidades rurais e indígenas proporcionando workshops que visam a capacitação feminina. Os principais temas abordados no projeto, utilizando o riso e  o humor como principais ferramentas de trabalho, eram direitos humanos, igualdade de gênero, diversidade sexual, entre outros.  Em 2014, o grupo recebeu a medalha por mérito cultural e artístico concedido pela Assembléia Legislativa da Cidade do México. Em 2016, elas receberam também o Prêmio Hermila Galindo da Comissão de Direitos Humanos do Distrito Federal. Ambos os prêmios foram muito importantes para reconhecer a luta e o ativismo da companhia.

As “Las Reinas Chulas” usam em seus shows sátira, farsa e músicas para realizar críticas sociais a partir do humor.  Elas são criadoras do Festival Internacional de Cabaré , que em 2019 vai atingir sua 17ª edição, reunindo artistas nacionais e estrangeiros, a fim de estimular a troca e a conversa entre as diferentes propostas artísticas que se encontram na diversa e híbrida linguagem do cabaré.

Referências Bibliográficas:

LAS REINAS CHULAS. Las Reinas Chulas – Compañia de Teatro-Cabaret. Página inicial. Disponível em: <http://lasreinaschulas.com/webreinas/>. Acesso em: 07 de jun. de 2019.

LAS REINAS CHULAS CABARET Y DERECHOS HUMANOS. La organización – Las Reinas Chulas. Página quem somos. Disponível em: <http://lasreinaschulasac.org/quienes-somos/la-organizacion/>. Acesso em: 07 de jun. de 2019.

LAS REINAS CHULAS. Wikipedia. Disponível em:<https://es.wikipedia.org/wiki/Las_Reinas_Chulas>. Acesso em: 07 de jun. de 2019.