Equipe atual:

Christina Streva, nossa querida Dona Kretina, é diretora, professora, pesquisadora e performer. Tem doutorado em teatro pela UNIRIO, com bolsa CAPES-PDSE de visiting scholar na Tisch School of Arts da Universidade de Nova Iorque – NYU. Streva é graduada summa cum laude em Direção Teatral e Ciência Política pela Lawrence University, nos Estados Unidos, com bolsa IIE/Fulbright, e Especialista e Mestre em Teatro pela UNIRIO. Foi professora na UFMG (2005), UFPB (2006-2009) e atualmente, é professora na UNIRIO (2009 – ). Streva é fundadora e foi diretora artística do coletivo SerTão Teatro, grupo de pesquisa teatral que circulou por mais de uma centena de cidades brasileiras com espetáculos, oficinas e demonstrações de trabalho, participando dos principais eventos teatrais do país. Atualmente coordena o projeto Cabaré Incoerente (2014 – ). Dentre seus principais trabalhos como encenadora estão: Cabaré Sade (2018), Cabaré Phoenix (2018), Cabaré Carioca (2017), O Gato Preto (2014), Dá Licença, Minha Gente (2013), Flor de Macambira (2011), Farsa da Boa Preguiça (2010), Vereda da Salvação (2007), Nunca Treze à Mesa (2005), Taj Mahal: O Vestígio de Um Encontro (2004), Cenas de uma Execução (2001), Bride´s Dress (1996), Top Girls (1995), No Exit (1994), etc. É pesquisadora de direção e interpretação teatral com foco em teatro de grupo, performance popular e metodologias colaborativas.

Vinícius Lavall é uma bicha interiorana, nascidx em Valença/RJ, que atualmente integra a equipe do Cabaré Incoerente atuando como pesquisador, performer e produtor. Cursa o bacharelado em Estética e Teoria do Teatro na Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UNIRIO). É bolsista de Iniciação Científica e desenvolve a pesquisa “A sexualidade na construção de um cabaretista”, sob orientação de Christina Streva. Investiga como arte e sexualidade se entrelaçam no trabalho do ator na linguagem do cabaré.

Juliana Thiré, a nossa Julieta Malamada, é assistente de direção artística do projeto desde 2017. Atriz, encenadora, cantora e compositora, cursa Direção Teatral na UNIRIO e ganha dinheiro trabalhando como garçonete, caixa, balconista e produtora cultural na noite carioca. Compõe e canta com o grupo musical autoral Almoço Nu, que lança seu primeiro disco em 2018 e produz o Festival Integrado de Teatro da UNIRIO (FITU).

Vinicius Rigo é ator, produtor, performer, pesquisador e artista circense. Quando não está se pendurando nas coisas está pondo fogo nelas. Joga o corpo na rua, nos becos e senta nas janelas de um cabaré qualquer. Carne de carnaval. Pesquisa cabaré desde 2020 e está devindo sua persona chamada Morfeu Metamorfina.

Artista interdisciplinar, Gaba Cerqueda é graduanda de Licenciatura em Teatro na UNIRIO e formada pelo Núcleo de Formação Intensiva em Dança Contemporânea, no Centro de Artes da Maré. É uma das participantes da segunda edição do projeto “Dramaturgias em Processo”, do Teatro da USP, onde desenvolve uma peça de tragicomédia em 4 atos que será publicada em uma coletânea. Sua dramaturgia sonora “Cansada de Guerra” foi selecionada na convocatória “Dramaturgas em cena”, da Cia Senhas, projeto de Curitiba que lançará as leituras em forma de podcast em um festival de teatro. Sua novela gráfica e dramaturgia visual “Cidadã 236”, foi publicada em formato de zine pela Editora O Barong. Como integrante do Círculo de Dramaturgias do Centro de Pesquisa Teatral de SP de 2021, desenvolveu a dramaturgia rapsódica ilustrada “Cavalo que Corre no Meio do Peito”, que está em processo de publicação independente. Realiza a série de fotoperfomances “Aparições” desde março de 2021. Atua como performer no carnaval de rua do Rio de Janeiro desde 2016, fazendo parte do núcleo artístico de blocos independentes, onde pesquisa a performatividade dentro das manifestações populares. Atuou em várias peças ao longo dos anos como atriz, em coletivos como Prática de Montação, Cia Teatro dy Afronte e Grupo Vazio. Atualmente integra o elenco de “Nasci Nascido”, espetáculo previsto para estrear em setembro de 2022, na UNIRIO.

Ator, maranhense, formado pelo Centro de Artes Cênicas do Maranhão – CACEM, formado em literatura cearense pela Fundação Demócrito Rocha. Graduando de Bacharel em Atuação Cênica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO. Desenvolve seus trabalhos desde 2017 pelo Coletivo Reverbere. Em 2018 migra também para o audiovisual e em 2021 lança o seu primeiro curta-metragem com aprovação em quatro festivais internacionais. Paralelo a isso é idealizador e produtor do Festival Bazarte, evento que propaga a idéia de consumo consciente e artista empreendedor.

Kyara Zenga, nossa mais nova cabareta, é atriz e cantora vinda diretamente de Minas Gerais. Nos palcos desde 2013 com a companhia mineira Estação Palco, Kyara chega à UNIRIO para cursar o Bacharelado de Atuação Cênica, no começo de 2021. Em 2022, se junta a equipe do Cabaré Incoerente, atuando na área de manejamento de mídias sociais.

Bela Barros é uma atriz de Juiz de Fora, Minas Gerais. Cursou diferentes linguagens do universo do teatro em sua cidade natal. Passando pela escola Sala de Giz coordenada por Felipe Moratori e Bruno quiossa. O curso de Teatro provocativo no espaço O Andar D’baixo com direção de Hussan Fadel e Carú Rezende, onde esteve em temporada com a peça “O tempo lá fora”. Mais tarde entrou para o Centro de Estudos Teatrais Grupo Divulgação onde passou por alguns cursos e em seguida integrou o núcleo principal do Grupo com direção do mestre José Luiz Ribeiro e da preparadora vocal Márcia Falabella. Esteve em cartaz com o Grupo em 6 peças. Entre temporadas e festivais. Além dos palcos já fez muita contrarregragem,som e produção e gosta de se aventurar no universo audiovisual integrando um filme dirigido por Bruno Nogueira e produzido pela UFJF rodando em festivais nacionais e internacionais. Atualmente é graduanda em atuação cênica pela UNIRIO
Colaboradores:
Parceiros:
Nara Keiserman
Marcio Vito
Larissa Siqueira
Laura de Castro
Izzy Chavarri
Fundadores:
Christina Streva
Filipe Felix
Amanda Tedesco
Vinicius César
Rebeca Queiroz
João Tavares
Endi Vasconcelos
Camila Farias
Julia Ludolf