Aristide Bruant

Nascimento: 6 de maio de 1851
Morte: 11 de fevereiro de 1925

Mestre de cerimônias, cantor, compositor e humorista de cabaré francês. Foi diversas vezes retratado em posters de Henri de Toulouse-Lautrec, com um lenço vermelho e chapéu preto. Se apresentou no Le Chat Noir e fundou seu próprio cabaré, o Le Mirliton.

Pesquisa realizada por: Júlia Bravo (Discente de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO)

Galeria de fotos:

Mais sobre sua biografia:

Bruant saiu de casa aos quinze anos, após a morte do pai para buscar seu próprio sustento. Chegou em Paris e trabalhou em diversos campos, inclusive como aprendiz de joalheiro. Foi em Montmartre, em bistrôs da classe operária que ele teve, pela primeira vez, a chance de mostrar seus talentos musicais. Embora tenha nascido em uma familia burguesa, suas músicas falavam da luta dos pobres.

Ele começou a apresentar números cantados de comédia em cafés, e isso abriu as portas para ele no cabaré Le Chat Noir. Seu figurino era um de seus diferenciais: terno de veludo preto, calça dobrada e botas pretas, um grande chapéu preto, camisa de flanela vermelha e um lenço vermelho, além de bengala e, às vezes, uma capa preta. Ele logo se tornou um dos astros de Montmartre. Desenvolveu uma grande amizade com Toulouse-Lautrec.

Mais tarde, abriu seu próprio cabaré, o Le Mirliton, onde ele era o mestre de cerimônias. Usava uma comédia ácida, de insulto. Era famoso por zombar da plateia. Ele foi o criador do gênero chanson réaliste.

Referências Bibliográficas:

Aristide Bruant. Wikipedia. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Aristide_Bruant >. Acesso em 5 ago. 2015.