Amades amantes de cabaré.
O ano de 2020 não foi nada fácil mas também foi um ano importante para o Cabaré Incoerente, descobrimos novos parceiros e colaboradores em vários lugares do Brasil e do mundo, começamos e concluímos trabalhos magníficos, publicamos artigos, demos entrevistas, e cabareteamos muito, mesmo isolados em nossos quartinhos… E ainda estamos com a sanidade em dia (será?).
Janeiro
Começamos o ano com o espetáculo Cabaré Sade na mostra a_ponte no Itaú Cultural em SP. E ainda fizemos uma noite cheia de números bafônicos no Cabaré da Cecília
Fevereiro
Em fevereiro, senheres, o Cabaré Incoerente ficou internacional!
A aluna Luana Valentim performou sua Severa na “BODIES IN FLUX: FOOT 2020
28th Annual Conference in the Centre for Drama, Theatre, and Performance Studies at University of Toronto”, no Canadá. E ainda rolou uma palestra trés magnifique da mestra Christina Streva!
de Abril a Agosto
Em Abril as atividades presenciais já estavam paralisadas por conta do pandemônio, digo, da pandemia mas nada consegue parar o nosso cabaré. Ocupamos a World Wide Web e criamos um Grupo de Estudos para solidificar nosso conhecimento. Mergulhamos na origem, linguagem, estética, formato, cultura, engajamento político e desejos sórdidos desse gênero que tanto amamos.
https://cabareincoerente.com/2020/08/21/grupo-de-estudos-do-cabare-incoerente-em-quarentena/

de Julho a Dezembro
Em Julho nosso grupo de estudos se internacionalizou também, meus amores!
Dessa vez organizado pela parceira Lívia Sudare (Universidade Federal do Paraná;
Professora do curso de Produção Cênica da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Doutora em Teatro pelo Programa de Pós Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)), nos reunimos quinzenalmente e realizamos debates, aulas, e até mesmo performances maravilhosas, tudo isso pelo Zoom! Contamos com participantes internacionais e convidados super especiais, Esse foi o Cabaré Pandêmico!
Agosto
Para o Agosto de todes, nosso cabaré marcou presença no encerramento do “FITU em Casa” (Festival Integrado de Teatro da Unirio – Versão em casa) com a performance caliente da nossa Divina Malandra (Ju Farias) com direito a um depoimento exclusivo pro Cabaré Incoerente News, confira aqui.
E tem mais! Christina Streva ataca novamente e publica um artigo pra revista Cavalo Louco. Exatamente, O CABARÉ INCOERENTE SAIU NA CAVALO LOUCO Hiiin rin rihin
” Artigo “O Cabaré como objeto de estudo e o desafio de se (re)descobrir essa história”. Publicado em “Cavalo Louco nº 20 – Revista de Teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz” – 28 de agosto de 2020 – Por Christina Streva. Disponível em https://issuu.com/terreira.oinois/docs/cavalo_louco_20 “
Outubro
Fizemos duas parcerias de imenso valor no mês de outubro!
Primeiro rolou um aulão aberto e gratuito sobre Teatro-Cabaré, com nossa mestra Christina Streva: “TEATRO-CABARÉ: o desafio de se (re)descobrir essa história”. A atividade fez parte do projeto UNIRIO Teatro Musicado nas redes (Instagram @unirioteatromusicado) e rolou pela plataforma Google Meet
Contamos também com a apresentação da nossa querida Divina Malandra na “Mostra Bosque Cena Experimental” realizado pela PUC em sua primeira edição online!
Mas a cereja desse bolo é que os alunos integrantes do Cabaré incoerente apresentaram o projeto e abriram um bate papo com todes presentes, obrigado à Mostra Bosque pela troca!
Novembro
SENHORAS, SENHORES E SENHERES DE TODO MEU BRASIL NÃO-VARONIL.
Esse foi O MÊS da apresentação da nossa “Noite Incoerente Virtual de Cabaré”, um marco histórico para o Cabaré Incoerente. Nossos performers de fama continental levaram o público pro aconchego de seus quartinhos transformados em espaços cabaretísticos e camarins, e, com sua pior bebida em mãos, esse mesmo público pôde sentir o calor do Cabaré Incoerente irradiando das telinhas. A noite foi uma das ações de Extensão e Cultura do projeto e foi disponibilizado com ingressos gratuitos! Foi de emocionar qualquer um.
Mas vocês não acharam que isso é tudo, não é mesmo?
Nossa Strevinha foi mediadora de um bate-papo maravilhoso no FETO (Festival Estudantil de Teatro) junto à Marina Viana e Léo Ferreira. “Primeiro Núcleo de Carnavandalização e outras Melitintancias”, o vídeo completo você pode conferir clicando aqui.
Ela não para. Participou ainda do Podcast “Pequeñas Dosis – Episódio “Cabaret Incoerente”, disponível aqui
Aproveitando a retrospectiva fica aqui o agradecimento enorme à Lívia Sudare e a Ricardo Nolasco
diretor da Selvática e mais novo aluno do mestrado da UNIRIO, pela participação maravilhosa na disciplina de “Performance de Cabaré I” – a parte pedagógica do projeto, cada um deu literalmente uma aula sobre cabaré para os nossos novatos
Dezembro
E por falar em disciplina, Dezembro foi o mês de fechar o nosso período com as nossas sementinhas transgressoras que vieram pra nos lembrar que ainda tem MUITO CABARÉ pela frente.

Vem 2021, vem vacina, vem cabaré presencial, vem aglomeração!