É com orgulho que relembramos o FINC- Festival Incoerente de Cabaré! O FINC é um manifesto poético pela liberdade criativa e performativa das expressões artísticas do universo cabaret e das artes da noite.
O objetivo do festival foi fortalecer a linguagem de cabaré no Brasil com toda a sua diversidade e pluralidade de corpos em diferentes contextos geográficos e de produção.

Foram onze cabarés, uma residência artística, duas oficinas e um show de encerramento, claro, onde comemoramos esse momento importantíssimo!
Este projeto recebeu o fomento da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca – FOCA.
Começamos com a Plataforma de Criação Divinas Tetas de Belo Horizonte (MG), com o espetáculo “Ladeira a Baush”. O grupo reúne artistas que têm em comum a pesquisa de comicidade e discussão sobre gênero, e tornaram-se, ao longo de sua trajetória, referência desta linguagem na cidade de Belo Horizonte.


Fotos: Sarah Sanfins
Com direção de Christina Streva, “Ladeira a Baush” expõe a perspectiva desfragmentada experimental, contemporânea, caótica e pós apocalíptica em uma noite de Cabaré das Divinas Tetas. Cabaretas e fantasmas que rondam esses espaços, imaginam o fim e dançam a redenção.
O FINC teve cabaré de tradição popular e circense! Celebramos a história do Teatro de Anônimo com:
Kabaret Karióka
Fundado em 1986, o Teatro de Anônimo estrutura sua prática através da montagem e apresentação de espetáculos, da qualificação profissional de outros atores sociais, além do aperfeiçoamento de técnicas e modelos autênticos de gestão e administração coletiva, baseada na solidariedade, criatividade e cooperação.



Kabaret Karióka, com K, porque o princípio desse manifesto-festa-cênica, antes de mais nada, é uma celebração aos primeiros habitantes dessa terra e uma declaração de amor ao Rio de Janeiro – uma cidade partida, cheia de defeitos, desafios, mas que nos inspira a continuar lutando todos os dias!
Vivemos uma noite intensa de prazeres e angústias que o Cabaré Incoerente nos proporcionou com:
Bar do Zé
Grupo de pesquisa coordenado pela professora Christina Streva e sediado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) que, desde 2014, vem se dedicando a investigar cabaré enquanto linguagem artística.
Configura-se atualmente como um laboratório interdisciplinar de pesquisa, ensino e extensão que envolve mais de cinquenta discentes e docentes do curso de teatro da UNIRIO.



Fotos: Letícia Croner
Em um bar Karaoke, no coração da Zona Oeste do Rio, Bangu, Zé recebe seus clientes para celebrar o amor em seu bar. Ao mesmo tempo, lida com os vícios e angústias da noite carioca
Mas, enquanto a música rola e as personas dançam, amam e cheiram, a violência caminha pelos breus do bar, na sombra do maior bicheiro da região e irmão de Zé, o doutor Ponta Fina.
Quem é fã da arte burlesca esteve muito bem servide com esse espetáculo de cabaré!
Cabaré Diferentão
Com direção de Marco Chavarri, curador do Festival Yes Nós Temos Burlesco, o Cabaré Diferentão busca reunir os novos talentos do Burlesco carioca para fortalecer a cena e realizar uma releitura da tradicional arte burlesca. O espetáculo conta com a participação de artistas Neo-Burlescos do Rio de Janeiro, além de convidados.



Fotos: Sarah Sanfins
Com direção de Marco Chavarri, curador do Festival Yes Nós Temos Burlesco, o Cabaré Diferentão busca reunir os novos talentos do Burlesco carioca para fortalecer a cena e realizar uma releitura da tradicional arte burlesca. O espetáculo conta com a participação de artistas Neo-Burlescos do Rio de Janeiro, além de convidados.
Aproveitamos uma noite com essa trupe recheada de diversão em:
Buraco de Diversões
Buraco Show, a trupe que foi pioneira na retomada de um movimento do desbunde carioca, revisita neste show a linguagem que a consagrou, desde 2012. Humor nonsense, paródias infames, números de burlesco e palhaçaria, dublagem, karaokê, pinta e soluções estéticas de guerrilha e gueto.



Fotos: Sarah Sanfins
Buraco de Diversões é o espetáculo de comemoração de 10 anos do coletivo Buraco Show. É um cabaré que se passa dentro de um parque de diversões com personagens estranhas, icônicas e debochadas. Toda essa brincadeira termina com uma homenagem às grandes drag queens do nosso tempo e com o “hino” do Buraco, há uma década entoado com fervor e alegria pelos fãs do coletivo, que se autointitulam “buraqueiros”!
Nosso cabaré também é internacional! Diretamente do México, com vocês Montserrat Cabaré! Esse é o nome da vedete que dá vida ao espetáculo “Disfruta la Fruta”. Sendo o primeiro solo da cabareta Montserrat Ângeles Peralta, resultado de seu trabalho em isolamento, moldado pelas circunstâncias sociais da pandemia.
A vedete Montserrat Cabaré apresenta seu conceito Tutti- Frutti “Disfruta la fruta” onde a sonoridade emerge de maneira muito estimulante, onde a ingenuidade e a desfaçatez coram e liberam o espectador, onde as frutas cantam.



A Casa Selvática esteve na área e sacudiu as paredes da UNIRIO com o espetáculo: Cabaré Voltei: La Gran Quimera Latinoamericana y otros disparates. Coletivo indisciplinar e espaço artístico em atuação desde 2011 em Curitiba – PR. Atualmente se destaca como uma das principais referências no estudo do cabaré como linguagem no Brasil. Seus trabalhos já foram apresentados em diversas cidades do Brasil, das Américas, Europa e África. Desde 2022 realiza a Bienal Internacional de Cabaret, que reúne artistas de diferentes contextos e geografias que se dedicam à investigação de formatos populares.



O Cabaré Voltei é um varieté/plataforma de encontro entre artistas de cabaré do mundo. Já foi realizado em diferentes contextos e geografias por meio de chamadas abertas e residências artísticas. “La gran quimera latinoamericana y otros disparates” é resultado de uma rota México-Brasil realizada desde 2018 pela Selvática em intercâmbio com a cabareteira Montserrat Ángeles Peralta, que teve sua primeira edição como abertura do 18º Festival Internacional de Cabaret da Cidade do México.
A Divina Malandra abriu sua cabana diretamente dos Arcos mais conhecidos e boêmios deste país, especialmente para receber o Festival Incoerente de Cabaré com:
As Aventuras de Alexandrina
A Cabana da Malandra é um movimento cultural independente da noite do Rio de Janeiro que produz noites de cabaré autorais, com música e números de variedades quinzenalmente na cidade. A cada edição abre portas para artistas convidades de fora do projeto com o objetivo de fortalecer o movimento das artes da noite. É também curadora da Casa de Luzia, atual casa residente do grupo que é responsável pelos shows, espetáculos e performances na casa.



Divina Malandra apresentou uma noite nostálgica de Cabaré que relembra momentos icônicos da infância. Música, números de variedades e muito mais!
Todo mundo ficou sabendo os segredos mais cabeludos da corte portuguesa com:
Jardim dos Espantos
A direção de Jardim dos Espantos é de Christina Streva, diretora com vasta trajetória em espetáculos de teatro popular como o premiado “Flor de Macambira”. É pesquisadora e PhD na linguagem do cabaré artístico e coordenadora do projeto de pesquisa, ensino e extensão Cabaré Incoerente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.



Fotos: Sarah Sanfins
O Espetáculo conta, com muito humor, música e teatralidade, a história da Independência do Brasil por uma perspectiva feminista e racial, traçando paralelos com a realidade sociopolítica do nosso país atual.
E para fechar esse Festival com chave de ouro, tivemos a apresentação do espetáculo criado pelos participantes da residência artística cabareteira que propusemos! A residência foi comandada pelo Ricardo Nolasco na UNIRIO e resultou em pequenos números apresentados para a platéia com Divina Malandra e Ricardo Nolasco como mestres de cerimônia!



Fotos: Sarah Sanfins
