☆ Cabana da Malandra + Cabaré Incoerente no FITU ☆

Olá cabaretas!

Vocês já conhecem o Festival de Teatro Integrado da UNIRIO, mais conhecido como FITU? Se não conhecem, precisam conhecer!

O FITU é um festival de teatro muito importante dentro da universidade que já soma mais de 10 anos de existência! Anualmente ele mobiliza a comunidade discente e docente com uma programação extensa e potente.

Segundo o site oficial do festival: 

O Festival de Teatro Integrado da UNIRIO – FITU – tem o objetivo de promover o intercâmbio de ideias, linguagens e pesquisas realizadas na Escola de Teatro da UNIRIO, e de difundir sua produção artística e intelectual junto à sociedade. O FITU visa reunir estudantes, professores e pesquisadores da Escola de Teatro da UNIRIO em torno da exposição e da reflexão sobre as produções artísticas e intelectuais das cinco habilitações da Escola de Teatro. O FITU realiza uma mostra de espetáculos, processos de trabalho, mesas redondas, palestras, oficinas, relatos de pesquisa e extensão, com produções da casa e convidados externos.

Em sua 10º  edição o FITU trouxe o tema “Arte da Politicagem ou Política na Arte: um delírio”  para conduzir os trabalhos do festival. Com um tema desses, o cabaré não podia ficar de fora, né? 

A cabana da Malandra, projeto de cabaré encabeçado por Juliana Farias, cria da UNIRIO e do projeto Cabaré Incoerente, fez um lindo show na sexta-feira (07 de outubro), último dia do festival.

A apresentação contou com participações inesquecíveis das drags queens Laquisha More, Atafona, e das gêmeas drags Sia e Mêsa, todes alunes e ex-alunes da UNIRIO. Além disso, a Cabana também teve a presença do músico Ballanar (Sérgio Fiuza) e da cantora Ceci (Julia Drummond), que fazem parte do elenco fixo e oficial do projeto performático.

Lógico que o Cabaré Incoerente não podia ficar de fora dessa noite especial! Os bolsistas do projeto trouxeram um jogo de platéia divertido e político como proposta de intervenção. Foi uma noite emocionante onde pudemos não só nos divertir, mas também nos posicionar diante da atual conjuntura do país.

☆゚.*・。゚☆゚.*・。゚☆゚.*・。゚☆゚.*・。゚☆゚.*・。゚☆゚.*・。゚☆゚.*・。゚

A noite foi marcante especialmente para Ju Farias, que teve a oportunidade de voltar para os palcos da UNIRIO como uma aluna formada e com um projeto de sucesso que agora desenvolve profissionalmente, fora da universidade.

Ao ser perguntada sobre a sensação de estar de volta na universidade com um trabalho autoral, a artista responde:

“É um babado. Porque eu me formei na pandemia, então eu não tive esse momento de ter uma despedida no palco da UNIRIO. Principalmente no cabaré, que foi algo muito importante pra mim. Provavelmente se eu fosse fazer alguma performance pra me formar, seria algo relacionado ao cabaré. Então acho que o Cabaré da Malandra veio muito dessa vontade, de jogar o cabaré pro mundo, essa vontade de pegar tudo o que eu aprendi aqui com a Christina Streva e com o Cabaré Incoerente e jogar pro mundo. Então é muito gratificante, fazer a apresentação aqui faz passar um filme na cabeça. Hoje, por exemplo, eu fiz um número de cabaré que eu estreei aqui há anos atrás, e agora pude voltar a fazer ele trazendo coisas novas. É muito gostoso, muito prazeroso (…) O cabaré tem um papel muito importante na minha vida, ele me permitiu ter um reencontro enquanto mulher, enquanto artista, então foi muito potente! Eu me encontrei no cabaré, e poder continuar me encontrando e descobrindo coisas novas é gostoso demais”.

Um salve para todos os cabarés corajosos que estão na ativa nesse nosso Brasil, e um beijo para todos os futuros cabarés que ainda estão para nascer! Podemos perceber que o cabaré é uma linguagem política que nos permite experimentar e nos desenvolver enquanto artistas e indivíduos.

Um viva ao desbunde e ao projeto Cabaré Incoerente que segue parindo cabaretas apaixonados, dedicados e insaciáveis!

Abraços, nos vemos na próxima esquina (⇀‸↼‶)⊃━☆゚.*・。゚

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s